07/01/2024

Viúva de Luís Carlos Prestes lançou livro em Pedro II em 2017

Luís Carlos Prestes era o líder comunista que organizou a coluna Prestes. Em Pedro II, o movimento ficou conhecido como "Os revoltosos" que marcou a história.

Maria Prestes em Pedro II
Maria Prestes em Pedro II em 2017. Foto: Horácio ao Portal 45 Graus

Com um público seleto, o auditório da Câmara Municipal de Pedro II recebeu Maria Prestes (na época, com 84 anos de idade) viúva do comunista Luís Carlos Prestes. O evento aconteceu na noite do sábado, dia 07 de janeiro de 2017 para a divulgação e lançamento do livro “Meu Companheiro: 40 anos ao lado de Luís Carlos Prestes”.

Inicialmente, foi exibido um documentário sobre a vida de Maria Prestes. Em sua fala, a viúva do comunista destacou a luta das mulheres num passado bem recente:

- “Quero aqui citar as mulheres que lutaram pela a justiça social em nosso país como Angelina Gonçalves do Rio Grande do Norte, Zélia Magalhaes no Rio de Janeiro foi morta pela a polícia; Elisa Branco, Maria da Conceição na Paraíba, líder camponesa que foi morta na porta de casa que defendia a reforma agraria; Josefa Feitosa, Julia Cavalcante, Adalgiza Cavalcante foram mulheres que se destacaram na luta dos nossos direitos. Olga Benário que foi deportada no Governo de Getúlio Vargas, onde muita gente acha que Getúlio Vargas era o pai dos pobres, não era não. Ele matou muitos companheiros nossos, muito mesmo” relata Maria Prestes.

Prestes destaca sobre o tempo de convívio com o comunista e de sua luta:

- “A minha vida com Luís Carlos Prestes aprendi muito com ele. Eu sou filha de comunista, passei muita fome na minha infância, trabalhei no campo, sei o que é o trabalho do camponês. Vivi momentos difícil com o pai que foi perseguido pela a polícia até que conheci pessoalmente este homem com que vivi 40 anos, comunista, líder, cavaleiro da esperança, porque o Jorge Amado dizia que onde ele passava, a esperança ficava. Este homem que sempre defendeu o povo brasileiro com integridade, com energia, com caráter, era um pai de família, tinha o seu lado humano, portanto meus amigos, a passagem e a vida de Luís Carlos Prestes ainda podem ser estudados e dará muito livros de ensinamentos para o povo brasileiro. Nós temos condições, nós temos um país rico” destaca.

O lançamento do livro

Maria Prestes está visitando as cidades onde Luís Carlos Prestes passou na década de 1920 no Piauí com a sua Coluna Prestes, conhecida na época como “revoltosos”. Mesmo a cidade tenha ficado na história pela a passagem da Coluna Prestes, o lançamento do livro não estava programada para ocorrer em Pedro II, e graças a interlocução da jornalista Paula Andréas e da guia de turismo Angélica Ribeiro que se encontrava na cidade de Luzilândia quando naquela cidade se encontrava a viúva de Prestes, foi possível o agendamento também para Pedro II com a ajuda da APLA – Academia Pedro-segundense de Letras e Artes.

O que foi a coluna Prestes

Foi um movimento político-militar brasileiro existente entre 1925 e 1927 e ligado ao tenentismo de insatisfação com a República Velha, exigência do voto secreto, defesa do ensino público e a obrigatoriedade do ensino primário para toda a população.

O movimento denominado Coluna Prestes ocupou as cidades de Campo Maior, Altos, Alto Longá e Pedro II no final de 1925 e início de 1926.

 

Maria Prestes, que tem o nome de batismo de Altamira Rodrigues Sobral Prestes faleceu vítima da COVID-19 no dia 4 de fevereiro de 2022, no Rio de janeiro com 92 anos de idade.

Imprimir