02/04/2023

Açude Joana de Pedro II está próximo a chegar a 50% de sua capacidade, mas o volume é preocupante

O reservatório é a principal fonte de abastecimento da zona urbana de Pedro II.

Açude Joana de Pedro II, foto de 2014 (Créditos: Rede 1)

 

A Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA) divulgou neste sábado (1 de abril) que o Açude Joana de Pedro II está com o volume de águas de 47,70% no reservatório, o que representa que com a intensificação das chuvas nos últimos dias, o açude está com a recarga chegando aos 50% de seu nível.

Embora que esses dados sejam um pouco acalentador, ainda a situação inspira cuidados. Conforme cálculos, a perda hídrica mensal dos últimos meses de estiagem indicava que o “Joana” havia uma saída de 8% de volume de água. Sendo este indicador a considerar, é necessário que o Açude Joana tenha no mínimo no final do período chuvoso deste ano de 2023 de ter atingido 71% para que assim possa alcançar o mês de dezembro e aguardar novamente o início do novo período chuvoso de 2024. Esses cálculos permeia a reserva hídrica de 15% de acordo com o Projeto de Construção do Açude Joana, disponibilizado pelo o DNOCS.

Recentemente, um vídeo mostra o local provável do vazamento na parte baixa da parede do Açude Joana, o que representa perca de águas do referido reservatório.

O Açude Joana foi inaugurado em 1996, barrando o Rio Corrente a jusante do centro urbano de Pedro II. No final da década de 1990, a Agespisa começou a utilizar o reservatório como fonte de abastecimento de água para a zona urbana de Pedro II.



Imprimir