01/04/2023

Pedro II: Mesmo com fortes chuvas no mês de março, o índice ainda está abaixo se comparada a 2022

As chuvas em Pedro II se intensificaram após o meados do mês de março de 2023.


Águas das chuvas alagando as ruas da cidade de Pedro II no mês de março (Créditos: Portal Rede 1)

 

Nos últimos 15 dias, o município de Pedro II tem tido fortes chuvas, o que fez muitas comunidades rurais ficarem isoladas em função dos estragos nas estradas de acessos e as cheias dos riachos.

Conforme o pluviômetro instalado no bairro Cristo Rei na zona urbana de Pedro II, o mês de março deste ano choveu 465.0 mm o que significa que cada milímetro corresponde a 1 litros de água da chuva por 1 metro quadrado de superfície. Mas a somatória dos primeiros três meses de chuvas deste ano ficaram abaixo dos três primeiros anos de 2022.

A somatória de janeiro, fevereiro e março do ano passado o índice ficou em 909.0 mm e os mesmos três primeiros meses deste ano só marcaram 823.0 mm. (Ver imagem abaixo).

A pluviosidade deste período chuvoso ocorreu muito tarde, ocorrendo a intensificação somente após o meados do mês de março.

Com a ajuda da Rede Cearense de Radares da FUNCEME (Fundação Cearense de Meteorologia) do Governo do Estado do Ceará, é perceptível a formação das nuvens carregadas no oceano atlântico, passando sobre o estado do Ceará e chegando no norte do estado do Piauí, como Pedro II, Lagoa de São Francisco, Piripiri, Domingos Mourão, São João da Fronteira, dentre outras. 



Imprimir