04/10/2020

Focos de incêndios ainda são avisados entre Pedro II e o Ceará

Há vários dias, os incêndios castigam a região entre Pedro II, Poranga e Ipueiras.

Na manhã desse domingo (04/10), os núcleos de fogo incendiavam na região da Cachoeira Grande, podendo ser avistados inclusive da sede daquela povoação da vizinha cidade de Poranga no estado do Ceará.

Com indicação de que estariam rumando para a direção da serra do Arraial, já no Piauí, em pleno município de Pedro II, o que vai depender muito da direção dos ventos, da velocidade do rastro de fogo e do calor nas matas secas da região, porque mesmo havendo estradas vicinais dividindo as terras como aceiros naturais, ainda corre-se o risco do fogo saltar o aceiro, tornando mais complicada a situação, pois dentro da mata não é possível controlar 100% o caminho do fogo.

As pessoas moradoras da região são orientadas pelos bombeiros a evacuarem e saírem das casas e propriedades, abrindo as porteiras dos currais para o gado poder sair, e dirigirem-se a locais afastados e mais seguros, além de colaborar com os bombeiros informando locais por onde o fogo esteja passando e rumando. A nuvem de fumaça atinge diversos municípios dessa região citada, tornando o ar espesso, cheio de cinzas, fuligem e atrapalhando mesmo a respiração em certos locais.

As autoridades locais avaliam que além da realização dos aceiros, cortes nos locais prováveis de passagem do fogo e uso de abafadores e mangueiras de controle de incêndio pelos bombeiros, é necessário o uso de equipamentos como aviões carregadores de água, para auxiliar de forma mais efetiva para debelar o incêndio.

Na terça-feira (29/10), foi constatado um grande foco de incêndio, atingindo a região na divisa dos estados do Ceará e do Piauí, com focos encontrados em localidades nas regiões de Fazenda Nova, distrito de Marrecas, no município de Sobral, Ararendá, Ipueiras, Boa Esperança, Cachoeira Grande, pelo lado do Ceará e na localidade Tapera dos Vital, município de Pedro II, pelo lado do Piauí.

Nesses locais pelos quais o fogo passou, moradores informaram que o estrago foi muito grande, atingindo terrenos e propriedades com áreas de vegetação nativa, soltas, pastagens, currais, áreas de lavoura e outras, afetando a vida dos produtores rurais, o prejuízo ainda nem pode ser calculado.

Para o combate aos focos de incêndio foram acionados os Corpos de Bombeiros de Crateús, Ipueiras e Poranga (CE) e de Parnaíba (PI), que têm empreendido todos os esforços na contenção do fogo, com apoio de entidades como Defesa Civil, bombeiros civis, ambientalistas e dos próprios moradores dessa região atingida.

Imprimir